Imagem capa - 10 Dicas para economizar na sua festa de casamento por MARCOS MOLLIK FOTOGRAFIAS
Casamentos

10 Dicas para economizar na sua festa de casamento

Abrir mão de um sonho, jamais!



Realizar a festa de casamento dos sonhos, requer um bom investimento financeiro, mas calma, nem tudo está perdido se os noivos buscam por economia. É possível sim, o casal ter uma maravilhosa celebração matrimonial sem gastos excessivos, deixando-os livres para curtir a união, sem a sombra das dívidas atrapalhar o clima de emoção e alegria.


Preparei algumas dicas importantes que irão ajudar no preparativo do tão sonhado casamento. Essas dicas foram embasadas nas orientações de especialistas na área. E cá entre nós, dicas de economia são sempre bem vindas, não é mesmo?



1) Antecedência na organização é a melhor dica


O ditado, “a pressa é inimiga da perfeição” cabe perfeitamente quando o assunto é a organização da festa de casamento. A escolha do local da festividade, do buffet e do cerimonial, não pode ser deixada para a última hora e, nesse caso, refiro-me aos últimos meses.


Quanto antes o casal escolher o local da festa, mais barato será o valor do aluguel do espaço. E se tratando do buffet, mais tempo terá para pesquisar os tipos de serviços oferecidos por ele e a sua qualidade.


Se puder fazer a cerimônia e a recepção no mesmo local, é possível economizar com decoração, deslocamento de fornecedores e convidados, entre outros. Para isso, pense em um local neutro, como uma praia, um jardim, um hotel, um restaurante, uma fazenda ou sítio. Pesquise bem antes e tente imaginar todo o projeto de decoração no local.


Se fizer questão de realizar a cerimônia em uma igreja, para economizar, fuja das mais famosas. Procure opções mais simples e menos conhecidas.


A vantagem dessa antecedência é que permite parcelar os gastos e, de preferência, com valores que caibam no orçamento mensal do casal. Outro fator é que o pagamento à vista pode resultar em descontos bem interessantes.


É importante também, antes de fecharem qualquer contrato, os noivos terem a ideia de que nem tudo o que parece ser mais simples, poderá ser mais barato. Um exemplo, são as festas em espaços abertos como, praia e campo. Apesar desses locais serem lindos e românticos, os gastos com decoração e com demais estruturas, dependendo da situação, podem ficar superiores se comparado ao aluguel de salão de festas.


Na hora de locar o espaço para realizar a festividade é necessário não apenas analisar o valor mais baixo do aluguel, mas também levar em consideração as condições físicas e estruturais do local.


É aconselhável imaginar o espaço já enfeitado, se verificar que será preciso investir a mais na decoração para “maquiar” o local, é melhor não fazer a escolha, pois o valor que deixar de pagar no aluguel irá gastar até mais na decoração.



2) Lista de convidados mais seletiva


Menos é mais, essa dica não serve somente para estética ou moda, também pode ser aplicada na hora de elaborar a lista de convidados. Os noivos que possuem uma lista enorme de amigos, se por um lado, isso é ótimo porque mostra o quanto são queridos, por outro, como estamos nos referindo de economia, esse detalhe pode pesar no orçamento.


Não estou dizendo que será uma tarefa fácil sair cortando nomes na lista, mas o primeiro passo é selecionar primeiramente, familiares, depois amigos e colegas de trabalho mais próximos. Essa medida será um diferencial no valor do contrato do buffet, permitindo maior facilidade na organização e a certeza que os convidados serão bem servidos.



3) Aprenda a pechinchar


Se quer economizar no casamento, é bom ir aprendendo a negociar e pedir descontos. Esse tipo de atitude deve ser encarada com toda naturalidade, afinal, só demonstra que você dá valor ao seu dinheiro.

E nessa ocasião, há muitos fornecedores com quem será necessário lidar para realizar a cerimônia e a festa. Então, não tenha vergonha. O máximo que você pode ouvir é um não. Mas não custa tentar, não é?!


4) A data ideal 


Os noivos, ao decidirem a data para a celebração do casamento, levam em conta a representatividade da data e outros fatores. Mas como estamos falando de economia, vale a pena, antes de marcar na agenda, verificar quais meses são menos concorridos, porque quanto maior a concorrência, mais caro será disputar o espaço.


Se os noivos estão querendo economizar, é bom saber que o mês de maio, conhecido como o “mês das noivas”, pode apresentar serviços com valores mais salgados. Outro mês bastante disputado é o mês de setembro, por causa da chegada da primavera e do clima ameno.


O mês de dezembro, também não é uma boa opção para noivos que buscam por economia. Nesse mês há grande procura por locação de espaço para realização festas de confraternização de empresas e formaturas. Sem falar, que os serviços de buffet ficam mais caros nessa época, principalmente em datas próximas do Natal e do Ano Novo.


É sempre importante ressaltar que independente se a festividade for de grande proporção ou mais simples, sem dúvida, a simpatia e a animação dos noivos serão o diferencial da festa.


Cada casal sabe até quanto podem investir, mas o valor material não pode ser mais importante do que a benção de viver ao lado de quem se ama. E isso, realmente, não tem preço!


5) A escolha do vestido


Comprar um vestido para usa-lo uma só vez pode ser uma grande despesa. Uma boa forma de economizar pode ser alugar o vestido. E quem não quer uma peça já usada pode optar por uma peça de primeira locação. Mas pesquise bem os preços antes.

Outra idéia que tem se tornado tendência é comprar um vestido simples e customizá-lo, ou seja, torná-lo uma peça exclusiva, com cara de vestido de noiva, mas com a sua personalidade.

Pesquise bem antes todas as opções e faça as contas para encontrar a alternativa com melhor custo-benefício.


6) Os convites


Muita gente já tem feito o convite online, criando blogs da cerimônia, onde aproveitam para armazenar fotos do casamento, histórias do casal, listas de presentes, entre outros.

Dessa forma, além de não haver custos com papéis, impressões ou envios, ainda conta a consciência ambiental do casal.

Se você ainda prefere o convite impresso, pode optar por um papel mais simples e pedir ao fornecedor que entregue desmontados para customizá-los como achar melhor. Lembre que um modelo menor e mais leve pode baratear também o envio pelo correio.



7) Decoração


Para economizar, comece pensando em utilizar mais verde que flores. Além de ficar igual ou mais bonito, as flores são sempre mais caras.

Reduza também o número de flores complementando a decoração com velas, vasinhos, frutas, objetos retrô, ou outros, de acordo com o tema do casamento.

Aliás, o local de cerimônia e de recepção, mesmo que sejam diferentes, devem ter o mesmo tema para que você gaste menos.


8) Reaproveite a decoração da cerimônia


Se possível, leve os arranjos ou adornos da sua cerimônia para o local da recepção. Pode ser para decorar a mesa de doces ou para outro cantinho da festa. O importante é reaproveitar para economizar.


9) Bebidas em consignação


Defina uma quantidade pequena de tipos de bebida. Geralmente, um vinho, uma cerveja, um coquetel da preferência do casal, além de água e refrigerante são suficientes.

O ideal é comprar metade das bebidas e pedir a outra metade em consignação, pois caso sobrem garrafas fechadas (o que é muito comum) você pode devolve-las, pagando só pelo que usou.


10) Música


Optar por um DJ para animar a festa pode ser bem mais barato que uma banda, que pode acabar exigindo aparelhos de som e luz para tocar. Peça ao DJ para incluir na playlist músicas que façam parte da história dos noivos e aproveitem.



Espero que essas dicas sejam úteis. Se forem, compartilhe com suas amigas e amigos que irão casar.


E não esqueça de  perguntar se temos a data do seu casamento disponível, se tiver pode contar conosco! ;) Entre em contato.


Grande Abraço,


Marcos e Brenna Mollik.

.